Portfolio de Ideias

BraFip

BraFip é uma associação que, ente outros objetivos, busca mobilizar competências regionais, no país e no exterior, no contexto da Tripla Hélice, visando auxiliar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) colaborativos.

InCoDay

O International Cooperation Day (InCoDay) é um dos eventos promovidos pela BraFip. É realizado no último trimestre do ano com dois objetivos: i) apresentar as melhores idéias de PD&I submetidas a respectiva chamada anual; ii) dar inicio ao processo de aproximação de eventuais parceiros para as tornarem realidades e se transformarem em negócios de empresas iniciantes e/ou já estabelecidas, mediante Planos de Trabalhos Executivos (PTEs) a serem negociados e executados entre a BraFip e as demais partes interessadas, a partir do ano subsequente.


Relação de vencedores do InCoDay

INCODAY 2020
1º Lugar:Cardápio Digital – CGSPitch
2º Lugar:Produção de insumos nanotecnológicos por baixo aporte energético – NaturalezaPitch
3º Lugar:Energia Inteligente – MindSunPitch
4º Lugar:Yorkee+ – NeokorosPitch
5º Lugar:SuberBINA 3 – MBIPitch
INCODAY 2019
1º Lugar:Kids Money
2º Lugar:Captor
3º Lugar:Tech Tênis
4º Lugar:ALDATA
5º Lugar:ALDATA
INCODAY 2018
1º lugar:CGS/Communicator  e a LifeUp/Cangame
2º lugar:Concert
3º lugar:CGS/WCE
4º lugar:UFPB
5º lugar:.Neokoros
INCODAY 2017
1º lugar:RH3
2º e 3º lugares: (empate)GASGRID e Mprojects

Chamada de Ideias 2020 – empresas convocadas

  1. Mja interiores, arquitetura e urbanismo
    • VASSA – Vaso Sanitário Sem Água Nova Tecnologia contra Antigo desafio
  2. Neokoros Brasil Ltda Yorkee+
    • Plataforma apoiada por IA para indexação e recuperação de dados multibiométricos e integração com equipamentos IoT para controle de acesso e medições
  3. Naturaleza
    • Produção de insumos nanotecnológicos por baixo aporte energético
  4. NLT
    • Internet das Coisas com LoRa/GSM
  5. GreenEnergy
    • Produção de energia verde a partir de biomassa residuais e de tecnologia sustentável
  6. Grupo de Trabalho de Inovação da ABRAPS Sensibilidade
    • Plataforma de Indicadores de Felicidade para Cidades Inteligentes Sustentáveis
  7. Geradores EIP
    • Gerador de energia elétrica limpa, movido por impulsos elétricos c/ característica inovadora alcançando o máximo da eficiência de cada componente
  8. Jorge Marcelo Brandão Orengo
    • SANITIZADOR UVC MULTIUSO
  9. MBI
    • SuperBINA 3
  10. Integrall
    • Integrall
  11. BBS Options Telecomunicações Ltda
    • Internet Fixa via Wireless 5G – FWA
  12. Strategius StartupRadar
    • Uma forma simples de fazer Diagnósticos de Startups
  13. Heverton Anunciação consulltoria em CRM
    • No futuro tudo será APIs
  14. Planar Drone
    • Imagens Georreferenciadas captadas por VANT’S para Municípios
  15. Innata
    • Artesanatos regionais como fator de mudança socioeconômica: agregação de valor e abertura de canais de comercialização.

Chamada de Ideias 2019

1.   Empresa – Agryo, Brasília-DF

agryo.com

Ideia

Data Driven Peer-to-Peer Agri-Fintech. Os clientes da agryo são os agricultores e pecuaristas do mundo fora do sistema de crédito global, que segundo dados do Banco Mundial equivalem atualmente a 500 milhões de famílias ou aproximadamente 93% dos agricultores no planeta. A agryo resolve o problema de acesso a crédito a partir de um conjunto complexo de soluções de dados em nosso algoritmo proprietário de data science chamado CEOS e assim gera os perfis de crédito e avaliações de risco de cada produtor e cada talhão para permitir a inclusão deles no sistema de crédito. Nossa solução é uma plataforma de crédito P2P baseada em dados (desde dados de satélite até informações de solo e meteorológicas) que permitem identificar se o talhão pode ser cultivado (se não existem restrições ambientais, agronômicas ou climáticas), gera o perfil de crédito e a avaliação de risco do produtor e de seu talhão (para os últimos 10 anos). Aprovado nesses quesitos, o produtor pode selecionar o talhão, indicar o cultivo ou animal que deseja cultivar, são calculados os valores por hectare em função do nível tecnológico do talhão, o local, o risco e tipo de cultivo e é gerado um contrato em blockchain que permite a investidores pessoa física ou institucionais investirem nesse contrato. Após preenchido o contrato, os investidores passam a receber updates com frequência escolhida por eles para acompanhar o talhão sob contrato, e a agryo monitora o talhão para reduzir risco de fraude e não pagamento. Nossa plataforma permite que todo esse ciclo possa ser realizado remotamente e com apenas o uso de um celular com conexão de internet. Utilizando tecnologias de localização de geográfica para o talhão e o produtor, sistema de blockchain para rastreabilidade do contrato e transferência de valor a baixo custo e monitoramento com dados de satélite e Inteligência Artificial podemos operar em qualquer mercado do agronegócio do planeta

Estágio atual

Desenvolvimento já iniciado, com parceiros já alocados


2.   Proponente – UEM, Maringá-PR

www.uem.br

Ideia

O Efeito i-Calórico: Uma Alternativa Limpa ao Uso de Máquinas Térmicas Convencionais. O contexto é o uso de um efeito físico conhecido, mas pouco explorado, para o desenvolvimento de máquinas de geração de energia limpa, transferência de movimento e tecnologias afins.A ideia é empregar um efeito físico (o Efeito i-Calórico), para o desenvolvimento de equipamentos que funcionem como máquinas térmicas que funcionem sem o emprego de combustíveis fósseis, ou produtos químicos poluentes, como os refrigerantes gasosos de aparelhos de ar-condicionado. Há também a possibilidade de se projetar equipamentos baseados nesta mesma tecnologia que sejam utilizados para o armazenamento de energia, como no desenvolvimento de dispositivos de carregamento de baterias.

Estágio atual

Desenvolvimento iniciado com parceiros já alocados.

x x x

3.   Empresa – ACTME, Campina Grande-PB

actme.com.br

Ideia

ActCore. Pequenas e médias empresas do país lutam diariamente para permanecerem competitivas perante concorrentes de maior porte, multinacionais e com maior maturidade de gestão e tecnologia. A Actme é uma startup que traz para as pequenas e médias organizações tecnologias e práticas somente acessíveis a empresas de maior porte, de forma a popularizar o uso da tecnologia para ganhar competitividade no mercado atual. A base dessa mudança é o ActFramework, que é um conjunto de software e metodologia, que é disponibilizado para acelerar o processo de transformação digital em uma empresa, alinhando a tecnologia com resultados do negócio, possibilitando a redução de custos e aumento de faturamento e inovação. A parte de software do ActFramework é um conjunto de aplicativos e APIs que irão possibilitar automatizar processos, realizar a integração de sistemas, facilitar o desenvolvimento de aplicativos internos, atuar como repositório de informações e medição e monitoramento do negócio através de dashboards. Toda a tecnologia pode ser utilizada tanto por empresas com algum setor de tecnologia quanto apenas por usuários ligados às áreas de negócio. A metodologia usada para implantar o Framework é uma metodologia ágil, que une conceitos de scrumm, design thinking, bpm e gestão por indicadores, sempre focando no maior impacto possível para o negócio em 3 áreas fundamentais: Redução de Custo, Aumento de Faturamento e Inovação. Serão desenvolvidos 4 softwares diferentes, o ActFlow (ferramenta de design e execução de Workflows), ActAgents (ferramenta de monitoramento de negócio), ActDocs (Repositório de documentos e informações), o ActShop para Ecommerce, além de um guia para implantação da metodologia.

Estágio atual

Alguns dos componentes necessários para a implementação já estão prontos.

x x x

4. Empresa – Aldata cg, Campina Grande-PB

https://aldatacg.wixsite.com/home

Ideia

Sistema IoT de monitoramento de radiação solar ultravioleta com comunicação em rede mesh. O monitoramento da radiação ultravioleta, assim como monitoramento da radiação de ondas longas permite conhecimento e levantamento de parâmetros fundamentais a setores enérgicos e de saúde, principalmente no estabelecimento de parâmetros solares para a geração de energia fotovoltaica e combate ao câncer de pele. O sistema permite o monitoramento da radiação solar com menor custo, fornecendo a população informações vitais como níveis de radiação e potencial de geração de energia elétrica. Os parâmetros levantados, diferente dos atuais modos de apuração destes, seria local, sem a necessidade de uso de satélites e mais fieis as condições reais do campo ou cidade. as informações podem ser parâmetros fundamentais ao desenvolvimento vegetal, de culturas alimentícias, energética, arquitetônica, evapotranspiração e ações de saúde. O sistema desenvolvido apresenta-se como disposto fixado ao solo ou em telhados (devido a seu baixo porte e peso) e abastecido via energia solar ou uma tomada, tendo um sistema de armazenamento de dados interno e conexao wi-fi ou 4G. O sistema seria voltado ao levantamento da radiação solar a superfícies e determinação dos níveis de exposição a falso ultravioleta, criando uma rede de monitoramento com levantamento de dados sobre potencial energético. O sistema opera em rede, usando os próprios dispositivos como meio de transmissão de dados até pontos específicos onde ocorre a transmissão de dados via internet. Os dispostos contam com sistemas anti-furto e anti-fraude, alertando a central de forma imediata em caso de adulteração ou tentativa de fraude e desligamento.

Estágio atual

Alguns dos componentes necessários para a implementação já estão prontos.

x x x

5.   Empresa – Aldata, Campina Grande-PB

aldatacg.wixsite.com/home

Ideia

Sistema IoT de monitoramento e controle de plantações com rede mesh. O monitoramento e controle de plangacoes apresenta-se como uma alternativa paraaximkzavao da produção de alimentos. O sistema permite a melhor utilização de recursos hídricos por meio do monitoramento de parâmetros fundamentais ao desenvolvimento vegetal (radiação, luminosidade, humildade do solo, temperatura do solo, humildade ambiente e temperatura ambiente) e tomada de decisão sobre tempo de irrigação, quantidade de água por m2 e horários de irrigação. O sistema proposto permite aos agricultores maximizar a produção, reduzir desperdício e alocação de recursos hídricos e interagir com o sistema por meio de seu smartphone, recebendo dados e autorizando ou indicando modificações em parâmetros operacionais. O sistema desenvolvido apresenta-se como disposto fixado ao solo e abastecido vai energia solar empregado no monitoramento de culturas alimentícias e controle da irrigação, informando ao usuário ou a uma central de monitoramento o quanto de recursos hídricos e como as variáveis ambientais estão se comportando, permitindo assim melhor manejo da cultura e ações em locais específicos da plantação. O sistema opera em rede, usando os próprios dispositivos como meio de transmissão de dados até pontos específicos onde ocorre a transmissão de dados via internet. Os dispostos contam com sistemas anti-furto e anti-fraude, alertando a central de forma imediata em caso de adulteração ou tentativa de fraude e desligamento

Estágio atual

Por enquanto temos apenas as ideias aqui descritas, Desenvolvimento por iniciar, precisando de parceiros

x x x

6.   Empresa – PLSoft, Campina Grande-PB

www.plsoft.com.br

Ideia

beFit. Aplicativo móvel cujo objetivo é o de conectar pessoas a Academias e/ou Profissionais afins (Personal Trainer/médicos/fisioterapeutas). Uso de dispositivo móvel/ internet das coisas/ integração com plataformas de saúde e ou gestão de academias online. Apoio/Validação do CREF (Conselho regional de Educadores Físicos) bem como academias e profissionais da área.

Estágio atual

Desenvolvimento por iniciar, precisando de parceiros

x x x

7.   Empresa – Roots 3D, Campina Grande-PB

instagram.com/roots_3d

Ideia

Roots 3D – soluções AR para e-commerce. Aplicação de Realidade Aumentada para e-commerce (produtos de setor varejista com entrega domiciliar) onde nossos clientes serão as empresas que vendem bens de consumo. A inovação em particular é desenvolver este serviço de alta demanda em solo nordestino, podendo aproveitar os recursos humanos da região para produção de material 3D para a modelagem dos objetos tridimensionais, que precisamos produzir em grande quantidade. O 3D é uma linguagem puramente visual, ou seja, ele atravessa com facilidade as fronteiras entre idiomas, de modo que esta solução se configura bem para os moldes de produto do tipo “exportação”.

Estágio atual

Por enquanto temos apenas as ideias aqui descritas.

x x x

8.  Empresa – Kid$ Money, Campina Grande-PB

https://www.facebook.com/kidsmoneyapp/

Ideia

Kid$ Money. Educação Financeira. Game de educação financeira para crianças que ensina ao usuário administra uma moeda virtual e tem como recompensa uma mesada equivalente a sua pontuação, mesada essa que será administrada pelos pais, alem disso o game será associado a um cartão de debito (personalizado), que mostrar ao pais onde e com que a criança esta gastando seu dinheiro real (através da fatura do catão), fazendo com que o pai tenha a certeza que o game esta educando de verdade ou não seu filho.

Estágio atual

Por enquanto temos apenas as ideias aqui descritas.

x x x

9.   Empresa – CGS, Campina Grande-PB

cgsistemas.com.br

Ideia

CAPTOR – Feiras de Negócios e Eventos. Plataforma mobile para controle de feiras de negócios e eventos. Traz para o smartphone, controle total de eventos diversos com conectividade entre seus participantes em todas as escalas, sendo, organizadores, expositores e convidados, tratando de forma direta e objetiva seus pontos de interesses.

Estágio atual

Desenvolvimento por iniciar, precisando de parceiros.


Chamada de Ideias 2018

  1. Empresa – Biosis Health Lab, Belo Horizonte-MG http://biosiscompany.com.br

Ideia

Banco de dados computacional para armazenamento de imagens médicas e avaliação do diagnóstico usando inteligência artificial para capturar, tratar e desenvolver modelos preditivos/ correlações/padrões através dos dados armazenados.

Estágio atual

Desenvolvimento iniciado com parceiros já alocados.

  1. Empresa – UNIFACS, Slavador-BA http://unifacs.br

Ideia

Alocação inteligente de recursos de comunicação. Aplica-se a todas os sistemas, soluções e aplicações que fazem uso de mecanismos de comunicação de dados tipo cidades inteligentes, redes inteligentes, automação residencial, dentre outras. O projeto inova pela aplicação de técnicas de inteligência artificial (IA) aplicadas à comunicação de dados em diversas áreas de negócio.

Estágio atual

Alguns dos componentes necessários para implementação já estão prontos.

  1. Empresa – Neokoros, Goiania-GO

Fundada em 2002 a Neokoros Brasil atua no desenvolvimento de soluções de idenBficação e verificação humana por meio da biometria, priorizando a inovação tecnológica, valorizando clientes, parceiros e colaboradores. Criamos a Neokoros para solucionar o problema de idenBficação biométrica com alto fluxo e rotaBvidade de pessoas (big data para idenBficação biométrica). http://www.neokoros.com.

Ideia

NK BIO LIVE – LEITOR BIOMÉTRICO COM GARANTIA DE DEDO VIVO – O objetivo geral deste projeto é criar um leitor de impressões digitais, de custo acessível, que seja capaz de identificar a apresentação de um dedo pertencente a uma pessoa viva. Dessa forma, um sistema biométrico utilizando este leitor, poderá detectar tentativas de fraude promovidas com o uso de dedos falsos (artificiais) ou dedos extraídos de cadáveres.

Estágio atual

O algoritmo para identificação biométrica está finalizado. Desenvolvemos um protótipo da placa controladora para MEMS, oximetria e captura óptica, bem como uma base compacta para experimentos em sistemas de interferômetro e tomografia de coerência óptica em domínio do tempo. Precisamos concluir a rotina para captura dos dados do OCT para análise e miniaturizar o hardware.

  1. Empresa – CGS Consultoria e Sistemas, Campina Grande-PB http://cgsistemas.com.br

Ideia

COMMUNICATOR Startup de tecnologia com uma plataforma de comunicação de uso corporativo que acompanhará suas conversas de forma interna na empresa e externa, controlando suas mensagens e diretrizes, tratando seu ENVIO e RESPOSTA, inclusive com uso do chat de trâmite, criando desta forma, compromisso com as tarefas.

Estágio atual

Desenvolvimento já iniciado com parceiros já alocados.

  1. Empresa – Lifeup, Paulista-PE http://lifeup.com.br

Ideia

Cangame – Ambiente de Telemedicina para Autista, TDAH, Sindrome Down. A necessidade de um tratamento multidisciplinar é essencial para o acompanhamento das alterações no comportamento da criança. Sob o olhar de tratamento e, de acordo com Gadia (2004), lidar com o paciente autista requer uma abordagem multidisciplinar, uma vez que o tratamento envolve

mudanças comportamentais, técnicas, programas educacionais ou de trabalho e terapia de linguagem/comunicação.

Estágio atual

Alguns dos componentes necessários para implementação já estão prontos. Precisando de parceiros.

  1. Empresa – 4mti Soluções, Belo Horizonte-MG http://4mti.com.br

Ideia

Diagnóstico Público. Análise e controle dos gastos públicos.

Estágio atual

Desenvolvimento já iniciado com parceiros já alocados.

  1. Empresa – UNIPAMPA, Alegrete-RS http://unipampa.edu.br

Ideia

Cogeração: Integração Energética de Sistema Solar Fotovoltaico com Solar Térmico.

Estágio atual

Alguns dos componentes necessários para implementação já estão prontos.

  1. Empresa – UFPB, João Pessoa-PB http://ufpb.br

Ideia

Indicador numérico para avaliação da acessibilidade em hotéis.

Estágio atual

Alguns dos componentes necessários para implementação já estão prontos.

  1. Empresa – Voce Que Pedi, Belo Horizonte-MG http://vocequepedi.com.br

Ideia

Você Que Pedi – Tecnologia para atender a qualquer segmento de vendas presencial, on line, marketing direcionado e captação de informação de consumo por cliente.

Estágio atual

Desenvolvimento já iniciado, com parceiros já alocados.

  1. Empresa – Concert Technologies S.A., São Paulo-SP http://concert.com.br

Ideia

Plataforma IoT de Monitoramento e Controle com Marketplace Integrado.

Estágio atual

Desenvolvimento já iniciado, com parceiros já alocados.

  1. Empresa – D&V Consultoria, Belo Horizonte-MG

http://www.rme-web.com A D&V Consultoria é uma empresa fundada há mais de 20 anos e focada no desenvolvimento, suporte e atualização tecnológica de um sistema especialista em manutenção de instalações industriais.

Diversos problemas existentes nas áreas de manutenção têm como causa fundamental o fato de que a experiência profissional nas técnicas de manutenção em equipamentos industriais, ou o capital intelectual, está basicamente na “cabeça” de seus especialistas. Um desses problemas é a perda do capital intelectual com o desligamento do especialista da empresa. Outro

problema é a falta de padronização das técnicas de manutenção e dos respecBvos registros dos dados obBdos, gerando um banco de dados inconsistente que compromete a confiabilidade de qualquer estudo da engenharia de manutenção.

Diferentemente dos sistemas de informação tradicionais, os sistemas especialistas (expert systems) são programas de computador que têm a capacidade de simular o raciocínio de um profissional “expert” em alguma área de conhecimento específica. Possui uma base de conhecimento (knowledge database) e a figura do engenheiro do conhecimento (knowledge engineer), que é treinado para interagir com o especialista, capturar o seu conhecimento, traduzi-lo em um algoritmo e armazená-lo nessa base de conhecimento.

O Sistema Especialista RME-WEB® é a solução desenvolvida pela D&V com o principal objeBvo de viabilizar a gestão do conhecimento dos aBvos da manutenção, isto é, a aBvidade de criação, padronização, comparBlhamento e retenção de um capital intelectual próprio da empresa.

Esse tema é de fundamental importância, e deveria ser uma busca conenua, pois pode ser o diferencial necessário para o sucesso e a sustentabilidade tecnológica das instalações industriais do mundo moderno.

Ideia

Fornecer uma solução inovadora, global e colaborativa, que consiste em:

1- criar e manter a infraestrutura de uma REDE DE MANUTENÇÃO ESPECIALIZADA, suportada por várias instâncias nas nuvens do Sistema Especialista RME-WEB®. O objetivo é compartilhar o conhecimento das técnicas de manutenção em equipamentos industriais entre as áreas de manutenção das concessionárias do sistema elétrico brasileiro e das empresas do setor industrial;

2- capacitar e formar mão de obra especializada (knowledge engineer), bem como, engajar os técnicos e engenheiros de manutenção de campo a produzir conhecimento técnico de domínio público, e publicá-lo nessa rede de manutenção especializada (uma “Wikipédia” do conhecimento da manutenção).

Estágio atual

O Sistema Especialista RME-WEB® está pronto, sendo uBlizado por alguns clientes há mais de quatro anos, e disponível para implantação imediata. Um aplicaBvo para Android e iOS, chamado RME-APP®, encontra-se em fase final de testes.

Precisando de patrocínios e/ou invesBmentos e/ou parceiros comerciais para alavancar o projeto, construção, operação e manutenção dessa ideia.

  1. Empresa – ViewBooster360, Belo Horizonte-MG http://viewbooster360.com.br/pt-BR/

Ideia

VB360. VB360 é a Plataforma mais completa de análise e visualização inteligente de dados de equipamentos. Algoritmos de identificação e monitoramento de equipamentos moveis (IoT) .

Estágio atual

Em operação.

  1. Empresa – Aqua, Belo Horizonte-MG http://www.acqua.com.br

Aqua é uma startup de design e tecnologia touchscreen, especializada em experiência do usuário. A maioria das startups se concentra no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos de telas portáteis, como smartphones e tablets. Aqua tem uma abordagem diferente. Oferecemos soluções para dispositivos de tela maior – 15 a 100 polegadas – em totens interativos instalados em locais públicos e lojas.

Ideia

Criar aplicativos é complicado. E criar apps para locais públicos e apresentações interativas é mais complicado ainda.

Showcase é uma plataforma proprietária para gerenciar, navegar e exibir apresentações e catálogos interativos.

Nossa solução permite a criação de apps de alta qualidade, a baixo custo e com rapidez, com conteúdo atualizável.

O recurso principal é trazer conteúdo multimídia de um jeito simples e intuitivo.

As principais verticais da Aqua são o mercado imobiliário, automotivo e varejista. Nesses setores, nossas soluções são comumente usadas em pontos de venda e stands promocionais.

Estágio atual

Showcase já se encontra em estágio avançado de desenvolvimento. Atendemos clientes em todo o Brasil, gerando mais de R$ 1 milhão / ano. O próximo passo é a internacionalização, juntamente com a versão SaaS da plataforma.

  1. Empresa – 4mti Soluções, Belo Horizonte-MG http://4mti.com.br

Ideia

Fiscalize Agora! O Fiscalize Agora é um portal, aberto para a população, que atua na transparência e fiscalização dos gastos públicos, via dados coletados de sites de informações respectivas – como o “Portal da Transparência” do Espírito Santo.

Estágio atual

Desenvolvimento já iniciado com parceiros já alocados.

  1. Empresa – CGS Consultoria e Sistemas, Campina Grande-PB http://cgsistemas.com.br

Ideia

WORLD CONTROL EXPRESS – Plataforma MOBILE para controle de Agencias de turismo e eventos. Incluindo controle via pulseiras com tecnologia NFC e QR CODE.

Estágio atual

Desenvolvimento já iniciado com parceiros já alocados.


Chamada de idéias 2017

  1. Empresa – RECRUT.AI, Recife-PE

A RECRUT.AI é uma startup pernambucana criadora de um algoritmo de inteligência artificial que faz o match-making entre candidatos e vagas. Seu fundador é CEO e também fundador da RH3 Software, empresa com mais de 15 anos de existência, focada na criação de soluções para Recursos Humanos. Tendo mais de 500 clientes em todo Brasil.

Ideia

O que se propõe com essa idéia é se encontrar o melhor algoritmo/plataforma de machine learning e se desenvolver uma solução que faça o match-making entre vagas e candidatos utilizando computação cognitiva para entendimento do contexto e busca pelo melhor perfil reduzindo incertezas no processo de Recrutamento e Seleção. Alguns dos componentes necessários para a implementação já estão prontos.
Em um projeto de PD&I colaborativo, a RECRUT.AI é capaz de disponibilizar recursos humanos e participar com subvenção parcial dos recursos necessários.
No caso de cooperação internacional, há interesse prioritário nos seguintes países: Canadá,
EUA, Reino Unido e União Européia. Descarta-se totalmente: Cazaquistão, Filipinas, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Nigéria, Paquistão, Sudão e Venezuela.

Estágio atual

A solução está em estágio de CLOSED BETA (“Beta Fechado”) com alguns clientes estratégicos (grandes empresas locais e multinacionais).

  1. Empresa – LightBase, Brasília-DF

LighBase Consultoria em Software Público Ltda (ver www.lightbase.com.br/ ) é um spin off da Light Infocon Tecnologia S/A, sediada em Brasília – DF, criada inicialmente para atuar exclusivamente, no mercado surgido em função do lançamento, pelo então Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão (MPOG), do Governo do Brasil, do Portal do Software Público Brasileiro (SPB).
A principal tecnologia da empresa é o LightBase – Banco de Dados Textual, Multimídia, Multidimensional Orientado a Objetos. Os bancos de dados textuais, documentais, multidimensionais e multimídia, tem uma vasta aplicação no mercado, devido ao fato da informação existe no cotidiano das pessoas serem de “natureza não estruturada” (documentos, planilhas, vídeos, textos, fotos, etc.). Esse tipo de informação, mais

complexa, por muito tempo passou despercebida pela maioria das organizações devido à complexidade de agrupá-las e referenciá-las. Para os tradicionais servidores de bancos de dados relacionais, é realmente difícil representar dados complexos, porque toda a informação precisa ser fragmentada de forma que caiba em tabelas planas bidimensionais. Com o advento das redes sociais o volume de informações só cresce e a necessidade das redes sociais por recuperação de informações textuais, documentais multidimensionais e multimídia, armazenadas em bases muito extensas, aumentou as oportunidades para esta tecnologia. O LightBase já alcança a impressionante quantidade de 10 mil cópias licenciadas, incluindo licenças pagas e gratuitas. A comunidade de usuários do LightBase no Portal do Software Público Brasileiro, formada e orientada pela empresa, já alcança cerca de 7.000 pessoas. Dentre seus inúmeros clientes, destacam-se: Senado Federal do Brasil, Ministério da Fazenda, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Secretaria de Saúde do DF, Natura, Bradesco.

Ideia

O “LightBase as a Cloud Platform” (LBCP) é um produto idealizado para ser disponibilizado como serviço na nuvem (PaaS) em formato que permite qualquer usuário desenvolver, testar, implantar e hospedar aplicações de forma integrada e escalável tanto em tamanho das bases de dados, quanto em disponibilidade de utilização.
As aplicações LBCP não necessitam de middlewares tipo ORM – Object Relational Mapper, pois um objeto no LBCP é manipulado, gravado, modificado, pesquisado na complexidade nativa. Esta inovação permite grande desempenho e facilidade de desenvolvimento para o usuário final e não existe no mercado uma solução similar.

Estágio atual

Sob o ponto de vista tecnológico, cerca de 90% dos desafios já foram superados. Entretanto, a sua finalização – desenvolvimento do Módulo LightBase Client (Projeto Lapp) – poderá ser obtida, de forma mais satisfatória, em custos e em prazos, através de parcerias e/ou consórcios que possam agregar recursos financeiros e/ou equipe técnica para o cumprimento desta etapa, bem como na fase de marketing do produto..

  1. Empresa – HI Tecnologia

A HI Tecnologia é uma empresa nacional, sediada na cidade de Campinas-SP, fabricante de equipamentos e provedora de serviços para as áreas de automação industrial, comunicação de dados e integração de sistemas.
Fundada em 1989, a HI acumula experiência nos mais diversos segmentos industriais, e prima, sobretudo, por desenvolver e dominar toda a tecnologia empregada.

Em 2003 certificou seu Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NBR ISO 9001, e em 2014 conquistou as certificações NBR ISO 14001 e OHSAS 18001.

Ideia

O “OnlinEE” é um sistema que permite medir e gerenciar a “eficiência” de um equipamento, de um processo, de uma planta, ou mesmo de uma indústria. Propicia, via web, a determinação de um índice de eficiência chamado OEE (Overall Equipment Effectiveness) que relaciona dados de performance, qualidade e disponibilidade de máquinas, das linhas de produção e da própria fábrica ou organização. Objetiva eliminar, ou pelo menos atenuar, as principais fontes de problemas que ocorrem no chão de fábrica. Entre seus benefícios destacam-se:

  • Agilidade na notificação de desvios visando o controle da eficiência;
  • Facilidade no planejamento entregando dados de produção das máquinas;
  • Auxílio em ações de melhorias identificando gargalos de produção e motivos paradas;
  • Auxílio à manutenção monitorando tempos de parada e estado das máquinas;
  • Auxílio em decisões de investimento através da supervisão de consumo (ex.: energia);
  • Predição de falhas e paradas em máquinas.

O “OnlinEE” é software e hardware como serviço. O hardware, um controlador industrial desenvolvido com tecnologia própria, responde pelo funcionamento dos sensores, dos atuadores e demais equipamentos periféricos, coletando, calculando e formatando diversas informações, como, p. ex., o consumo de energia, de água, de combustível, nº de horas trabalhadas, dados de produção, custos, status de operação, etc. Estas informações, uma vez “empacotadas”, são disponibilizadas em um servidor remoto (na nuvem). Além disso, o controlador possibilita a indicação de desvios e, em alguns casos, alteração de parâmetros de maneira automática. Os dados das máquinas chegam a um sistema web responsável por calcular índices, registrar os dados, definir ações automáticas e fornecer informações da máquina auxiliando a tomada de decisão.

O controlador instalado em cada máquina acessa a internet através de uma rede ethernet, wifi e, em sua ausência, rede celular. No OnlinEE, a computação em nuvem (cloud) utiliza grandes quantidades de dados das máquinas (big data) para melhorar a eficiência da indústria. Resumindo: O “OnlinEE” é intrinsicamente aderente à “Indústria 4.0”.

Estágio atual

A ideia inicial, do ponto de vista conceitual e tecnológico, já foi desenvolvida e está em fase de testes em alguns de nossos clientes que, ademais, nos reportam suas experiências enquanto usuários e, por vezes, sugerem adaptações e melhorias para o produto.

Do ponto de vista comercial, entendemos que para lançar o software, precisamos trabalhar alguns aspectos para aumentar seu apelo comercial: user experience, desenvolvimento de novas features, como, por exemplo, editor/gerador de gráficos, sinópticos, construção de dashboards, relatórios, possibilidade de criação de índices personalizados (MTBF, MTTR), etc. Para prosseguirmos estamos buscando recursos para a realização de pesquisas de mercado, para a

definição de estratégias de marketing e, finalmente, para aprimorar o produto segundo o feedback da base de cliente beta.

  1. Empresa – Mprojects, Barueri-SP http://mprojects.com.br

Ideia

O “Mobility Chip Card” é um cartão multiplatforma, sem a necessidade de instalação de software (ex.: app, aplet, etc) proprietário e com processos automatizados que permitem maior segurança e redução de custos operacionais significativos.

Para produção em alta escala, necessita-se do encapsulamento de alguns componentes (chips) e para executar essa tarefa precisa-se credenciar um novo fornecedor.

Em um projeto de PD&I colaborativo, a Mprojects é capaz de se autofinanciar totalmente a sua participação, mas não a do(s) parceiro(s).

No caso de cooperação internacional, há interesse prioritário nos seguintes países: Angola, Nigéria, Cabo Verde, EUA e Reino Unido.

Estágio atual

Desenvolvimento por iniciar precisando de parceiros (2017)

  1. Empresa – MBI, São Paulo-SP

http://www.mbi.com.br A MBI foi fundada em 1990, com foco inicial na criação de ferramentas para desenvolvedores de software. Ao longo das décadas, diversificou sua atuação, prestando diversos tipos de serviços de tecnologia da informação. Desde 2012, iniciou o desenvolvimento de soluções baseadas na computação em nuvem.

Ideia VERSACLOUD

Ao explorar o desenvolvimento de software para o ambiente de computação em nuvem, a equipe da MBI identificou a necessidade de não reinvestir, a cada desenvolvimento, na implementação dos requisitos impostos a toda solução pelo próprio ambiente de nuvem, o que

inclui p.ex. a resiliência para lidar com conexões instáveis e dispositivos que desaparecem da rede por falta de energia, a defesa contra ataques de negação de serviço, a capacidade de cobrar por transação executada (no lugar de assinaturas de valor fixo), a capacidade de auditar a execução das soluções, a disponibilidade de dados de configuração do usuário em vários canais ao mesmo tempo, o suporte a softwares e equipes de desenvolvimento multilíngues, entre outros.

Após intensa pesquisa em nível global, abrangendo produtos comerciais, trabalhos acadêmicos e bases de dados de patentes, concluímos que não havia no mercado nenhuma solução pronta que atendia a nossa especificação.

Por isso, a MBI decidiu investir em P&D interno para desenvoler uma ferramenta com este perfil. O resultado final é um gestor de transações para o ambiente de computação em nuvem, chamado VersaCloud, que disponibiliza ‘as a service’ todos os recursos necessários para a gestão de transações na nuvem. VersaCloud inova dois aspectos do próprio conceito de ‘transação’: cada transação possui um tempo máximo de execução, atribuído até o início do seu acionamento, além de poder englobar operações individuais executadas por diversos servidores de back-end.

Estágio atual

O desenvolvimento do MVP de VersaCloud foi concluido em 2016, estando disponível como serviço hospedado em servidor público na nuvem. Ele inclui todas as funcionalidades citadas na especificação inicial, e estão documentadas na web (www.versacloud.technology).

Adicionalmente, um processo de obtenção de patente foi iniciado junto ao United States Patent and Trademark Office em 2017.

O desafio atual é aplicar VersaCloud em projetos de outras empresas. Dado o potencial global da ferramenta, planejamos fazer um spin-off da MBI assim que houver tração de mercado suficiente.


Language - Langue - Sprache - Língua - Idioma