Portfólio de Idéias – 2017-2020

Portfolio de Ideias para PDI em Colaboração: 2017-2020

AGRICULTURA E PECUÁRIA

Empresa – Agryo, Brasília-DF, Brasil

agryo.com

Ideia

Data Driven Peer-to-Peer Agri-Fintech. Os clientes da agryo são os agricultores e pecuaristas do mundo fora do sistema de crédito global, que segundo dados do Banco Mundial equivalem atualmente a 500 milhões de famílias ou aproximadamente 93% dos agricultores no planeta. A agryo resolve o problema de acesso a crédito a partir de um conjunto complexo de soluções de dados em nosso algoritmo proprietário de data science chamado CEOS e assim gera os perfis de crédito e avaliações de risco de cada produtor e cada talhão para permitir a inclusão deles no sistema de crédito. Nossa solução é uma plataforma de crédito P2P baseada em dados (desde dados de satélite até informações de solo e meteorológicas) que permitem identificar se o talhão pode ser cultivado (se não existem restrições ambientais, agronômicas ou climáticas), gera o perfil de crédito e a avaliação de risco do produtor e de seu talhão (para os últimos 10 anos). Aprovado nesses quesitos, o produtor pode selecionar o talhão, indicar o cultivo ou animal que deseja cultivar, são calculados os valores por hectare em função do nível tecnológico do talhão, o local, o risco e tipo de cultivo e é gerado um contrato em blockchain que permite a investidores pessoa física ou institucionais investirem nesse contrato. Após preenchido o contrato, os investidores passam a receber updates com frequência escolhida por eles para acompanhar o talhão sob contrato, e a agryo monitora o talhão para reduzir risco de fraude e não pagamento. Nossa plataforma permite que todo esse ciclo possa ser realizado remotamente e com apenas o uso de um celular com conexão de internet. Utilizando tecnologias de localização de geográfica para o talhão e o produtor, sistema de blockchain para rastreabilidade do contrato e transferência de valor a baixo custo e monitoramento com dados de satélite e Inteligência Artificial podemos operar em qualquer mercado do agronegócio do planeta.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Empresa – Aldata, Campina Grande-PB, Brasil

aldatacg.wixsite.com/home

Ideia

Sistema IoT de monitoramento e controle de plantações com rede mesh. O monitoramento e controle de plangacoes apresenta-se como uma alternativa para maximização da produção de alimentos. O sistema permite a melhor utilização de recursos hídricos por meio do monitoramento de parâmetros fundamentais ao desenvolvimento vegetal (radiação, luminosidade, humildade do solo, temperatura do solo, humildade ambiente e temperatura ambiente) e tomada de decisão sobre tempo de irrigação, quantidade de água por m2 e horários de irrigação. O sistema proposto permite aos agricultores maximizar a produção, reduzir desperdício e alocação de recursos hídricos e interagir com o sistema por meio de seu smartphone, recebendo dados e autorizando ou indicando modificações em parâmetros operacionais. O sistema desenvolvido apresenta-se como disposto fixado ao solo e abastecido vai energia solar empregado no monitoramento de culturas alimentícias e controle da irrigação, informando ao usuário ou a uma central de monitoramento o quanto de recursos hídricos e como as variáveis ambientais estão se comportando, permitindo assim melhor manejo da cultura e ações em locais específicos da plantação. O sistema opera em rede, usando os próprios dispositivos como meio de transmissão de dados até pontos específicos onde ocorre a transmissão de dados via internet. Os dispostos contam com sistemas anti-furto e anti-fraude, alertando a central de forma imediata em caso de adulteração ou tentativa de fraude e desligamento

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.

INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO

Empresa – HI Tecnologia, Campinas-SP, Brasil

https://www.hitecnologia.com.br/

Ideia

“OnlinEE”. Um sistema que permite medir e gerenciar a “eficiência” de um equipamento, de um processo, de uma planta, ou mesmo de uma indústria. Propicia, via web, a determinação de um índice de eficiência chamado OEE (Overall Equipment Effectiveness) que relaciona dados de performance, qualidade e disponibilidade de máquinas, das linhas de produção e da própria fábrica ou organização. Objetiva eliminar, ou pelo menos atenuar, as principais fontes de problemas que ocorrem no chão de fábrica. Entre seus benefícios destacam-se: i) Agilidade na notificação de desvios visando o controle da eficiência; ii) Facilidade no planejamento entregando dados de produção das máquinas; iii) Auxílio em ações de melhorias identificando gargalos de produção e motivos paradas; iv) Auxílio à manutenção monitorando tempos de parada e estado das máquinas; v) Auxílio em decisões de investimento através da supervisão de consumo (ex.: energia); vi) Predição de falhas e paradas em máquinas. O “OnlinEE” é software e hardware como serviço. O hardware, um controlador industrial desenvolvido com tecnologia própria, responde pelo funcionamento dos sensores, dos atuadores e demais equipamentos periféricos, coletando, calculando e formatando diversas informações, como, p. ex., o consumo de energia, de água, de combustível, nº de horas trabalhadas, dados de produção, custos, status de operação, etc. Estas informações, uma vez “empacotadas”, são disponibilizadas em um servidor remoto (na nuvem). Além disso, o controlador possibilita a indicação de desvios e, em alguns casos, alteração de parâmetros de maneira automática. Os dados das máquinas chegam a um sistema web responsável por calcular índices, registrar os dados, definir ações automáticas e fornecer informações da máquina auxiliando a tomada de decisão. O controlador instalado em cada máquina acessa a internet através de uma rede ethernet, wifi e, em sua  ausência,  rede  celular.  No  OnlinEE,  a  computação  em  nuvem  (cloud)  utiliza  grandes quantidades de dados das máquinas (big data) para melhorar a eficiência da indústria. Resumindo: O “OnlinEE” é intrinsicamente aderente à “Indústria 4.0”.

Referência

BRAFIP 2017 IncoDay – International Cooperation Day. USP – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica. São Paulo, 6Dez2017.


Empresa – D&V Consultoria, Belo Horizonte-MG, Brasil

www.rme-web.com

Ideia

Sistema Especialista RME-WEB®. Fornecer uma solução inovadora, global e colaborativa, que consiste em:

1- criar e manter a infraestrutura de uma REDE DE MANUTENÇÃO ESPECIALIZADA, suportada por várias instâncias nas nuvens do Sistema Especialista RME-WEB®. O objetivo é compartilhar o conhecimento das técnicas de manutenção em equipamentos industriais entre as áreas de manutenção das concessionárias do sistema elétrico brasileiro e das empresas do setor industrial;

2- capacitar e formar mão de obra especializada (knowledge engineer), bem como, engajar os técnicos e engenheiros de manutenção de campo a produzir conhecimento técnico de domínio público, e publicá-lo nessa rede de manutenção especializada (uma “Wikipédia” do conhecimento da manutenção).

Referência

BRAFIP 2018 IncoDay – International Cooperation Day. Porto Digital, Recife, 5Dez2018.


Proponente – UEM, Maringá-PR, Brasil

www.uem.br

Ideia

O Efeito i-Calórico: Uma Alternativa Limpa ao Uso de Máquinas Térmicas Convencionais. O contexto é o uso de um efeito físico conhecido, mas pouco explorado, para o desenvolvimento de máquinas de geração de energia limpa, transferência de movimento e tecnologias afins. A ideia é empregar um efeito físico (o Efeito i-Calórico), para o desenvolvimento de equipamentos que funcionem como máquinas térmicas que funcionem sem o emprego de combustíveis fósseis, ou produtos químicos poluentes, como os refrigerantes gasosos de aparelhos de ar-condicionado. Há também a possibilidade de se projetar equipamentos baseados nesta mesma tecnologia que sejam utilizados para o armazenamento de energia, como no desenvolvimento de dispositivos de carregamento de baterias.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Proponente – Allan Dayvison de Lima Marques, Campina Grande-PB, Brasil

aldatacg.wixsite.com/home

Ideia

Sistema IoT de monitoramento de consumo hídrico residencial e industrial com rede mesh. O controle de abastecimento hídrico de cidades é, ainda, realizado por meio de aparelhos de medição direta, não permitindo que as companhias de abastecimento possam determinar e monitorar locais de vazamento, uso indevido de recursos e furtos. O sistema proposto permite às companhias controle sobre como o recurso hídricos alocado é distribuído e monitorar perdas por furtos ou vazamentos ao mesmo passo que permite ao usuário receber em seu smartphone informações de consumo. O sistema desenvolvido apresenta-se como disposto não evasivo instalados na tubulação de abastecimento de água das residências ou na tubulação de adutoras, medindo o fluxo (m³/h) continuamente e informando a uma central o quanto de água está sendo enviado e consumido, determinando assim vazamentos ou furtos. O sistema opera em rede, usando os próprios dispositivos como meio de transmissão de dados até pontos específicos onde ocorre a transmissão de dados via internet. Os dispostos contam com sistemas anti-furto e anti-fraude, alertando a central de forma imediata em caso de adulteração ou tentativa de fraude.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.

INFRAESTRUTURA 

Empresa – MindSun, João Pessoa-PB, Brasil 

mind-sun.com

Ideia

MindSun – Energia Inteligente. Na MindSun desenvolvemos medidores inteligentes de energia e de baixo custo em parceria com universidade pública, capazes de realizar o monitoramento em tempo real do consumo de energia em maquinas e setores de residências, empresas.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.


Empresa – Geradores EIP, São Paulo-SP, Brasil

  www.eip500.com

Ideia

Gerador de energia elétrica limpa, movido por impulsos elétricos c/ característica inovadora alcançando o máximo da eficiência de cada componente. A constituição original do gerador EIP, versão 1, é de um gerador de energia elétrica limpa, movido por impulsos elétricos e pneumáticos contínuos; a nova versão 2, possui uma característica mais inovadora, concebida por componentes de alta performance, que após montados e em sincronia, é possível alcançar o máximo da eficiência e eficácia de cada componente instalado; A composição original foi constituída com os seguintes produtos: motor elétrico, gerador de energia, turbocompressor, compressor de ar, conjunto de cilindros para ar comprimido, painel de potência, painel CLP, calandra para blindagem, bomba de vácuo, banco de baterias, componentes de automação e diversos instrumentos de medição para controle e monitoramento; Outros destaques são a flexibilidade de aplicação, mobilidade, independência de insumos para operação do sistema e baixo custo de manutenção. Os geradores EIP, não necessitam de qualquer combustível fóssil para operação contínua, pois utilizam um conjunto de soluções tecnológicas integradas que permitem manter a auto sustentação do processo de geração com autonomia de 24 horas a 100% de carga operacional se necessário, podendo atuar como fonte de fornecimento de energia elétrica primária ou secundária (backup/contingência); A aplicação do gerador EIP50 versão 2, com potência de 50 kVA, pode ser instalado como conjuntos integrados de inúmeras unidades EIP50, permitindo atender demandas de qualquer capacidade MW (megawatt); Além do benefício da segurança no fornecimento, na estabilização do custo, o cliente poderá lançar como despesas para abater no cálculo do imposto, já que os geradores serão contratados como serviços por locação ou leasing.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.

Comercio

Proponente – Mariane Alves Morais, Xanxerê-SC, Brasil

https://www.instagram.com/artes_da_mari_xxe/?hl=ptbr

Ideia

Impressão 3D. Produzimos objetos personalizados, todos impressos em um impressora 3D, com material biodegradável ( PLA ) todos os produtos são exclusivos visto que não são feitos em grandes quantidades e são personalizados conforme a necessidade do cliente. Fazer a produção de vasinhos colecionáveis com um material biodegradável, e dentro de cada vasinho tem uma sementinha de girassol, quando o cliente cansa e não quer mais, ele pode enterrar o vasinho que em até 3 anos o material utilizado irá se decompor e no local irá nascer um lindo girassol.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Empresa – Heverton Anunciação Consultoria CRM, Curitiba-PR, Brasil

  heverton.com.br

Ideia

No futuro tudo será APIs. Imagine se cada empresa do Brasil pudesse liberar via API (acesso webservice) na internet os seus produtos e respectivos estoque. A empresa tambem liberaria fotos/imagens do espaço fisico de sua empresa para cada localizacao de seu produto. Com isso poderia ser acessivel por varios portais. Caso de uso: google streetview ou google shopping. Imagine que eu more num bairro X em Curitiba e escreva num APP ou no google quero comprar produto Y. O google ou o APP iria procurar não somente o produto, mas quais lojinhas, supermercados grandes ou pequenos, tem aquele produto disponivel… isso poderia mostrar em formato 2D ou 3D tipo streetview. O consumidor poderia ir ate a prateleira e ver que a loja tem o produto e fazer a compra; atualmente, devido os estoques não serem liberados… o google ou app so leva ate a frente da loja.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.

FINANÇAS

Empresa – Kid$ Money, Campina Grande-PB, Brasil

https://www.facebook.com/kidsmoneyapp/

Ideia

Kid$ Money. Educação Financeira. Game de educação financeira para crianças que ensina ao usuário administra uma moeda virtual e tem como recompensa uma mesada equivalente a sua pontuação, mesada essa que será administrada pelos pais, alem disso o game será associado a um cartão de debito (personalizado), que mostrar ao pais onde e com que a criança está gastando seu dinheiro real (através da fatura do cartão), fazendo com que o pai tenha a certeza que o game esta educando de verdade ou não seu filho.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.

RECURSOS HUMANOS E SAÚDE

Empresa – RECRUT.AI, Recife-PE, Brasil

https://recrut.ai/

Ideia

RECRUT.AI. O que se propõe com essa ideia é se encontrar o melhor algoritmo/plataforma de machine learning e se desenvolver uma solução que faça o match-making entre vagas e candidatos utilizando computação cognitiva para entendimento do contexto e busca pelo melhor perfil reduzindo incertezas no processo de Recrutamento e Seleção. Alguns dos componentes necessários para a implementação já estão prontos. Em um projeto de PD&I colaborativo a RECRUT.AI é capaz de disponibilizar recursos humanos e participar com subvenção parcial dos recursos necessários. No caso de cooperação internacional, há interesse prioritário nos seguintes países: Canadá, EUA, Reino Unido e União Europeia.

Referência

BRAFIP 2017 IncoDay – International Cooperation Day. USP – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica. São Paulo, 6Dez2017.


Empresa – Lifeup, Paulista-PE, Brasil

www.lifeup.com.br

Ideia

CANGAME. Ambiente de Telemedicina para Autista, TDAH, Sindrome Down. A necessidade de um tratamento multidisciplinar é essencial para o acompanhamento das alterações no comportamento da criança. Sob o olhar de tratamento e, de acordo com Gadia (2004), lidar com o paciente autista requer uma abordagem multidisciplinar, uma vez que o tratamento envolve mudanças comportamentais, técnicas, programas educacionais ou de trabalho e terapia de linguagem/comunicação.

Referência

BRAFIP 2018 IncoDay – International Cooperation Day. Porto Digital, Recife, 5Dez2018.


Empresa – Neokoros, Goiania-GO, Brasil

www.neokoros.com

Ideia

NK BIO LIVE. Leitor Biométrico com garantia de dedo vivo. O objetivo geral deste projeto é criar um leitor de impressões digitais, de custo acessível, que seja capaz de identificar a apresentação de um dedo pertencente a uma pessoa viva.   Dessa forma, um sistema biométrico utilizando este leitor, poderá detectar tentativas de fraude promovidas com o uso de dedos falsos (artificiais) ou dedos extraídos de cadáveres.

Referência

BRAFIP 2018 IncoDay – International Cooperation Day. Porto Digital, Recife, 5Dez2018.


Empresa – Aldata cg, Campina Grande-PB, Brasil

https://aldatacg.wixsite.com/home

Ideia

Sistema IoT de monitoramento de radiação solar ultravioleta com comunicação em rede mesh. O monitoramento da radiação ultravioleta, assim como monitoramento da radiação de ondas longas permite conhecimento e levantamento de parâmetros fundamentais a setores enérgicos e de saúde, principalmente no estabelecimento de parâmetros solares para a geração de energia fotovoltaica e combate ao câncer de pele. O sistema permite o monitoramento da radiação solar com menor custo, fornecendo a população informações vitais como níveis de radiação e potencial de geração de energia elétrica. Os parâmetros levantados, diferente dos atuais modos de apuração destes, seria local, sem a necessidade de uso de satélites e mais fieis as condições reais do campo ou cidade. as informações podem ser parâmetros fundamentais ao desenvolvimento vegetal, de culturas alimentícias, energética, arquitetônica, evapotranspiração e ações de saúde. O sistema desenvolvido apresenta-se como disposto fixado ao solo ou em telhados (devido a seu baixo porte e peso) e abastecido via energia solar ou uma tomada, tendo um sistema de armazenamento de dados interno e conexao wi-fi ou 4G. O sistema seria voltado ao levantamento da radiação solar a superfícies e determinação dos níveis de exposição a falso ultravioleta, criando uma rede de monitoramento com levantamento de dados sobre potencial energético. O sistema opera em rede, usando os próprios dispositivos como meio de transmissão de dados até pontos específicos onde ocorre a transmissão de dados via internet. Os dispostos contam com sistemas anti-furto e anti-fraude, alertando a central de forma imediata em caso de adulteração ou tentativa de fraude e desligamento.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Empresa – LifeBar, Brasília-DF, Brasil

lifebar.com.br

Ideia

LifeBar – Startup de Mídia Social em Saúde. Com foco no usuário, queremos ser um repositório de dados em saúde, um diário médico do paciente. Trabalharemos com blockchain, data analytics e inteligência artificial. Portal em saúde composto por uma plataforma web e um app mobile.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.

SERVIÇOS

Empresa – CGS Consultoria e Sistemas, Campina Grande-PB, Brasil

www.cgsistemas.com.br

Ideia

WCE – WORLD CONTROL EXPRESS. Plataforma MOBILE para controle de Agências de turismo e eventos. Incluindo controle via pulseiras com tecnologia NFC e QR CODE.

Referência

BRAFIP 2018 IncoDay – International Cooperation Day. Porto Digital, Recife, 5Dez2018.


Proponente – UFPB, João Pessoa-PB

www.ufpb.br

Ideia

Indicador numérico para avaliação da acessibilidade em hotéis

Referência

BRAFIP 2018 IncoDay – International Cooperation Day. Porto Digital, Recife, 5Dez2018.


Empresa – Roots 3D, Campina Grande-PB, Brasil

instagram.com/roots_3d

Ideia

Roots 3D – soluções AR para e-commerce. Aplicação de Realidade Aumentada para e-commerce (produtos de setor varejista com entrega domiciliar) onde nossos clientes serão as empresas que vendem bens de consumo. A inovação em particular é desenvolver este serviço de alta demanda em solo nordestino, podendo aproveitar os recursos humanos da região para produção de material 3D para a modelagem dos objetos tridimensionais, que precisamos produzir em grande quantidade. O 3D é uma linguagem puramente visual, ou seja, ele atravessa com facilidade as fronteiras entre idiomas, de modo que esta solução se configura bem para os moldes de produto do tipo “exportação”.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Empresa – Strategius, São Paulo-SP, Brasil

 strategius.com.br

Ideia

StartupRadar – Uma forma simples de fazer Diagnósticos de Startups. Trata-se de um conjunto de ferramentas de fácil utilização para diagnóstico e avaliação de negócios startups. O MVP está funcional, mas em evolução. Já está em avaliação por possíveis interessados. Diversas ferramentas poderão ou não ser incluídas para atender (Investidores, Mentores, Empreendedores, Professores e Alunos).

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.


Empresa – CGS | CARDAPIODIGITAL.NET, Campina Grande-PB, Brasil

  www.cardapiodigital.net

Ideia

CGS | CARDAPIODIGITAL.NET. Plataforma de Cardápio Digital com Realidade Aumentada, com interação 3D e Gameficação, propondo uma nova

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.

SETOR PÚBLICO

Empresa – Mja interiores, arquitetura e urbanismo, Rio-RJ, Brasil

  mjaarquitetura.com.br

Ideia

VASSA – Vaso Sanitário Sem Água Nova Tecnologia contra Antigo desafio. Não se pode pensar em utilizar tecnologias ultrapassadas e obsoletas que veem sempre a reboque das necessidades reais das cidades e aglomerações. A demanda cresce exponencialmente enquanto as obras de abastecimento de água e coleta de esgoto não chegam a ser implantadas, projetadas durante um governo não tem continuidade na administração do próximo mandatário. É urgente evitar que se desperdice a água limpa para o despejo do esgoto sanitário doméstico para em seguida tratar este despejo com quantidades enormes de produtos químicos, custos elevados de bombeamento e recalque por extensas redes de coleta e com destino final os corpos hídricos com prejuízo de rios, lagos e mares. Valores de tolerância para utilização de cloro no tratamento de água são ignorados pelas companhias públicas em até o dobro do que seria recomendado. (>0,5 mg/L e < 2,0 mg/L passam para >0,2 mg/L e < 5,0 mg/L). Em termos de volume, as capitais brasileiras lançaram 1,2 bilhão de m³ de esgotos na natureza por ano (Dado de 2013). O VASSA traz uma solução inédita não só para o Brasil, mas com potencial para transformar o uso da água em todo o planeta. Trata-se de um sistema de tratamento do esgoto doméstico que não utiliza água, nem produtos químicos e trata os dejetos no próprio vaso sanitário – especialmente desenvolvido e patenteado no INPI – IP0806048-7. Por não utilizar água não gera também nenhum esgoto – zero esgoto. O resíduo da matéria orgânica é reduzido em 85% de seu peso após ser desidratado e simultaneamente esterilizado por ser submetido a altas temperaturas que matam qualquer patógeno. Este processo e produto estão patenteados no INPI com o nome: Processo de Tratamento dos Dejetos Humanos por Desidratação da Matéria Orgânica e Aparelho Sanitário Sem Utilização de Água; VASSA em fase de prototipagem tendo a prova conceitual comprovada conforme a Norma ISSO 16290:2013 – Definition of the Technology Readiness Levels (TRLs) – TRL 3 Os experimentos em laboratório comprovam que a matéria orgânica residual contém intactos os valores de NPK – nitrogênio, potássio e fosforo que serão reutilizáveis como adubo. (Laboratório CTS Senai-RJ Ambiental) O consumo de energia no primeiro protótipo que validou a prova conceitual permitiu comprovar a eficiência do balanço energético prevendo um gasto de R$ 0,09 por uso. (Tarifa do Rio de Janeiro / Junho/2020 = 0,83R$/KWh) Parâmetros de redução do material: Processo de desidratação é feito utilizando micro-ondas emitidas por fonte UHT que permite redução dos sólidos em 85% dos líquidos em 99,5%. Economia: Custo sistema convencional por habitante por ano = R$ 642,42 Custo estimado sistema Vassa por habitante por ano = R$ 100,88.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.


Empresa – GT de Inovação da ABRAPS, São Paulo-SP, Brasil

  abraps.org.br

Ideia

Sensibilidade – Plataforma de Indicadores de Felicidade para Cidades Inteligentes Sustentáveis. O QUE – Plataforma com tecnologia para captar dados, calcular e acompanhar os indicadores do Índice de Bem Estar e Felicidade das pessoas (individualmente e da população definida). Serão duas as Inovações propostas na ideia: 1. Metodologia para configurar os Indicadores de Bem-Estar e Felicidade com a coleta de dados necessária para a mensuração. Utilizaremos metodologias e tecnologia de Behavior Science – Ciência do Comportamento no desenvolvimento da Ferramenta de Gestão baseada em dados. 2. A Plataforma e suas funcionalidades esperadas: – Coleta automatizada de dados – Data Analytics e Organização Visual da Informação (Dashboards), com transparência para o cidadão – Interfaces de Usuários (Admin-Desenvolvedores, Gestor e Cidadão) – Canal de Comunicação (Consultas Públicas) Uma forma de promover conexão entre os cidadãos e os gestores de políticas públicas. A interface do usuário ajuda-lhe a receber informações oficiais, participar de consultas públicas e reportar acontecimentos/emoções negativos ou positivos. (essa coleta de dados ainda que individualizada, será feita de forma anônima) A interface do Gestor Público permite monitorar os pontos de contato do cidadão com as políticas e ações de intervenção na cidade (Uso de Parques, Obras de Infraestrutura Públicas, Demanda por Escolas Públicas e outros Serviços) O Gestor também pode usar o canal para consultas públicas, antes e depois de intervenções, e assim monitorar as exigências dos cidadãos, e posteriormente os resultados e impactos alcançados. POR QUE – Promover Políticas Públicas pautadas também no Bem-Estar e Felicidade das Pessoas, e porque podemos maximizar o uso da solução (Plataforma e Indicadores) para mensurar impacto positivo de projetos, intervenções e consultas públicas, centrada nas pessoas envolvidas, de tal forma que suas informações direcionam ações da gestão pública a melhorar todo o contexto da comunidade. A interação proposta refletirá um aspecto democrático e participativo da gestão, de tal forma que a própria cidadania local alavancará o desenvolvimento seja econômico, social e ambiental, portanto de forma sustentável e inovadora. ONDE – Alcance da aplicação possível desta solução: podem ser implementados de forma Segmentada (Um local específico “Parque Público”, Comunidades, Bairros, Cidades ou até Países);podem complementar outros “Indicadores de Smart Cities”; podem ser aplicados em Monitoramento de Impacto Positivo (em Projetos, intervenções e etc); podem complementar outros indicadores já existentes para Smart Cities; podem ser integrados como “plug in” a outras ferramentas de monitoramento da Gestão ou Consulta Pública QUANDO – Utilizando indicadores embasados em conceitos com respaldo científico (como os exemplos – World Happiness Index, Subjective Well Being e o WBB), podemos startar o projeto da etapa de desenvolvimento da plataforma, a curto prazo. QUEM (Envolvidos no Projeto): Consultores do Projeto, Equipe de Pesquisadores, Parceiros do Projeto Piloto e Parceiros do setor público de gestão e projetos de inovação, e os Usuários Convidados (representantes da amostra target do projeto – cidadãos). COMO – Idealizamos um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Plataforma, no formato de Projeto Piloto, envolvendo os parceiros descritos para projetar, desenvolver e testar a Plataforma e propondo as interfaces com usuários – Dashboard e Experiência do Usuário. QUANTO – A nossa Equipe de Projeto acredita que conseguimos mobilizar parceiros consultores e de pesquisa aplicada, sendo necessário o investimento no desenvolvimento da Plataforma com parceiro Tecnológico e horas de trabalho/dedicação remuneradas.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.


Empresa – Planar Drone, João Pessoa-PB, Brasil

  www.planardrone.com

Ideia

Imagens Georeferenciadas captadas por VANT’S para Municípios. A inovação deverá ser desenvolvida com finalidade levar a todos municípios do Brasil um banco de informação a partir de imagens Georeferenciadas no intuito de planejar o urbanismo das cidades e a infraestrutura dos campos.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.

TIC

Empresa – LightBase, Brasília-DF, Brasil

www.lightbase.com.br/

Ideia

O “LightBase as a Cloud Platform” (LBCP) é um produto idealizado para ser disponibilizado como serviço na nuvem (PaaS) em formato que permite qualquer usuário desenvolver, testar, implantar e hospedar aplicações de forma integrada e escalável tanto em tamanho das bases de dados, quanto em disponibilidade de utilização. As aplicações LBCP não necessitam de middlewares tipo ORM – Object Relational Mapper, pois um objeto no LBCP é manipulado, gravado, modificado, pesquisado na complexidade nativa. Esta inovação permite grande desempenho e facilidade de desenvolvimento para o usuário final e não existe no mercado uma solução similar.

Referência: 

BRAFIP 2017 IncoDay – International Cooperation Day. USP – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica. São Paulo, 6Dez2017.


Empresa – Mprojects, Barueri-SP, Brasil

http://mprojects.com.br/

Ideia

“Mobility Chip Card”. Um cartão multiplataforma, sem a necessidade de instalação de software (ex.: app, aplet, etc) proprietário e com processos automatizados que permitem maior segurança e redução de custos operacionais significativos. Para produção em alta escala, necessita-se do encapsulamento de alguns componentes (chips) e para executar essa tarefa precisa-se credenciar um novo fornecedor. Em um projeto de PD&I colaborativo, a Mprojects é capaz de se autofinanciar totalmente a sua participação, mas não a do(s) parceiro(s). No caso de cooperação internacional, há interesse prioritário nos seguintes países: Angola, Nigéria, Cabo Verde, EUA e Reino Unido.

Referência: 

BRAFIP 2017 IncoDay – International Cooperation Day. USP – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica. São Paulo, 6Dez2017.


Empresa – MBI, São Paulo-SP, Brasil

www.mbi.com.br

Ideia

Gestão de transações limitadas no tempo no ambiente de nuvem. A MBI criou um gestor de transações para o ambiente de computação em nuvem, incluindo mas não limitado a IoT, que disponibiliza ‘as a service’ todos os recursos necessários para a gestão de transações na nuvem, incluindo p.ex. a capacidade de lidar com conexões instáveis, dispositivos que somem por falta de energia, defesa contra ataque de negação de serviços, cobrança por transação executada, capacidade de auditar a execução, gestão de configuração para ambiente omnicanal, suporte a equipes e software multilíngues, entre várias outras características.

Referência: 

BRAFIP 2017 IncoDay – International Cooperation Day. USP – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica. São Paulo, 6Dez2017.


Empresa – CGS Consultoria e Sistemas, Campina Grande-PB, Brasil

www.cgsistemas.com.br

Ideia

COMMUNICATOR. Startup de tecnologia com uma plataforma de comunicação de uso corporativo que acompanhará suas conversas de forma interna na empresa e externa, controlando suas mensagens e diretrizes, tratando seu ENVIO e RESPOSTA, inclusive com uso do chat de trâmite, criando desta forma, compromisso com as tarefas.

Referência

BRAFIP 2018 IncoDay – International Cooperation Day. Porto Digital, Recife, 5Dez2018.


Empresa – Concert Technologies S.A., Belo Horizonte-MG, Brasil

www.concert.com.br

Ideia

Plataforma IoT de Monitoramento e Controle com Marketplace Integrado.

Referência

BRAFIP 2018 IncoDay – International Cooperation Day. Porto Digital, Recife, 5Dez2018.


Empresa – ACTME, Campina Grande-PB, Brasil

actme.com.br

Ideia

ActFramework. Pequenas e médias empresas do país lutam diariamente para permanecerem competitivas perante concorrentes de maior porte, multinacionais e com maior maturidade de gestão e tecnologia. A Actme é uma startup que traz para as pequenas e médias organizações tecnologias e práticas somente acessíveis a empresas de maior porte, de forma a popularizar o uso da tecnologia para ganhar competitividade no mercado atual. A base dessa mudança é o ActFramework, que é um conjunto de software e metodologia, que é disponibilizado para acelerar o processo de transformação digital em uma empresa, alinhando a tecnologia com resultados do negócio, possibilitando a redução de custos e aumento de faturamento e inovação. A parte de software do ActFramework é um conjunto de aplicativos e APIs que irão possibilitar automatizar processos, realizar a integração de sistemas, facilitar o desenvolvimento de aplicativos internos, atuar como repositório de informações e medição e monitoramento do negócio através de dashboards. Toda a tecnologia pode ser utilizada tanto por empresas com algum setor de tecnologia quanto apenas por usuários ligados às áreas de negócio. A metodologia usada para implantar o Framework é uma metodologia ágil, que une conceitos de scrumm, design thinking, bpm e gestão por indicadores, sempre focando no maior impacto possível para o negócio em 3 áreas fundamentais: Redução de Custo, Aumento de Faturamento e Inovação. Serão desenvolvidos 4 softwares diferentes, o ActFlow (ferramenta de design e execução de Workflows), ActAgents (ferramenta de monitoramento de negócio), ActDocs (Repositório de documentos e informações), o ActShop para Ecommerce, além de um guia para implantação da metodologia.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Empresa – QSOWIRELESS, São Paulo-SP, Brasil

www.qsowireless.com.br

Ideia

CIDADES DIGITAIS. As primeiras cidades digitais 100% sem fio através da tecnologia QSO. Uma tecnologia sem fio onde cada usuário terá a sua própria pista de comunicação totalmente dedicada e garantida.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Empresa – CGS, Campina Grande-PB, Brasil

cgsistemas.com.br

Ideia

CAPTOR – Feiras de Negócios e Eventos. Plataforma mobile para controle de feiras de negócios e eventos. Traz para o smartphone, controle total de eventos diversos com conectividade entre seus participantes em todas as escalas, sendo, organizadores, expositores e convidados, tratando de forma direta e objetiva seus pontos de interesses.

Referência

BRAFIP 2019 IncoDay – International Cooperation Day. Instituto de Pesquisas Eldorado. Campinas, 3Dez2019.


Empresa – MBI, São Paulo-SP, Brasil

  mbi.com.br

Ideia

SuperBINA 3. SuperBINA 3 é uma solução para a distribuição de informação e o processamento de transações em pequenas quantidades, mas para um grande número de usuários, com cobrança individualizada POR USO. A solução é horizontal, sendo aplicável em qualquer segmento de mercado. A ideia para SuperBINA 3 só foi viabilizada por meio da tecnologia de gestão de transações na nuvem VersaCloud, submetida na chamada de ideias BraFIP 2017, de forma que diversos recursos desta tecnologia, como p.ex. a capacidade de operar em várias línguas, foram ‘herdadas’ desta tecnologia. SuperBINA 3 inova tanto no modelo de negócios (com a cobrança por transação), como na sua capacidade de ser integrado com quaisquer fornecedores de dados e/ou serviços, assim como na sua interface de usuário, totalmente amigável (baseada em ‘wizards’, sem prejudicar usuários experientes).

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.


Empresa – Neokoros Brasil Ltda, Goiânia-GO, Brasil

  www.neokoros.com

Ideia

Yorkee+ – Plataforma apoiada por IA para indexação e recuperação de dados multibiométricos e integração com equipamentos IoT para controle de acesso e medições. O Yorkee+, produto deste projeto, terá mais de uma inovação. Apresentaremos, em primeiro lugar, a principal inovação do produto sob o ponto de vista do que ele traz para o mercado, tornando-o uma ferramenta atraente e única. Em segundo lugar, considera-se fundamental comentar brevemente sobre a inovação do ponto de vista técnico, expondo o que o projeto utilizará de conhecimentos já desenvolvidos para torná-lo realmente um produto inovador. Assim essas duas inovações são: 1) A principal inovação do Yorkee+ para o mercado é possibilitar o consumo de um serviço de identificação biométrica que permite, através de uma API aberta, armazenar, recuperar e validar a identidade de um indivíduo em uma plataforma web. Ressalta-se que o Yorkee+ utiliza uma mesma base de dados para registrar os dados multibiométricos de uma mesma pessoa (impressão digital, face, formato da mão, veias etc.) e permitindo que tal registro seja compartilhado por várias organizações, obviamente resguardando todos os aspectos de segurança e confidencialidade que esse compartilhamento exige. Os serviços do Yorkee+ poderão ser consumidos por qualquer aplicação, utilizando diversos modelos de equipamento existentes no mercado, sendo que essas partes se conectarão via Yorkee+, utilizando uma única interface de programação de aplicativos (API), tornando os sistemas clientes mais precisos, rápidos e simples de utilizar. Ainda nesse foco de análise de inovação, alia-se o modelo de negócio para o uso de Yorkee+. A oferta de software como serviço (SaaS), torna possível a comercialização da solução em escala global. 2) Do ponto de vista técnico, a fim de conseguir certificar os algoritmos da Neokoros nas organizações mundiais com essa finalidade, será necessário dar a esses algoritmos a devida agilidade. O processo de reconhecimento e indexação desenvolvido pela Neokoros é hoje reconhecido com um dos melhores do mundo. Para galgar melhores posições nas certificações e ainda inserir outras formas de análise biométrica, o projeto se vê diante da necessidade de utilizar recursos de inteligência artificial. Nos últimos anos, técnicas muito poderosas envolvendo redes convolucionais, além de outros modelos de RNA (Redes Neurais Artificias) com o Deep Learning, tem permitido aprimorar as etapas de pré-processamento para a tarefa de reconhecimento, trazendo ganhos à performance dos algoritmos. Outros aspectos de análise biométrica, como os comportamentais e de análise de voz são profundamente calcados em técnicas de Deep Learning. Assim, o estudo, domínio e inserção de técnicas de IA no Yorkee+ certamente se caracteriza como uma das principais inovações técnicas que o produto terá.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.

 PESSOA FÍSICA

 Empresa – Naturaleza, Goiânia-GO, Brasil

           iaramendesbiotec@gmail.com

Ideia

Produção de insumos nanotecnológicos por baixo aporte energético. A Naturaleza desenvolverá insumos nanotecnológicos veganos a partir de processos economicamente e ambientalmente mais sustentáveis do que os atualmente existentes para as indústrias de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Irão conter ativos naturais produzidos no Centro-Oeste brasileiro, tensoativos não tóxicos e solventes “verdes”. E serão livres de matériasprimas de origem animal (vegano) e de ensaios em animais (cruelty free). Atualmente, para a formulação de insumos nanotecnológicos utilizam-se equipamentos altamente sofisticados e que requerem alta gasto energético, aumentando, assim, os custos de produção, reduzindo a viabilidade e elevando o preço final do produto. Além disso, os insumos nanotecnológicos gerados pelas técnicas usualmente utilizadas usam de matérias-primas não biodegradáveis, não gerando uma sustentabilidade ambiental e econômica. Assim, os diferenciais inovativos da Naturaleza serão: – Promover avanços no desempenho final do produto, com o uso da nanotecnologia, como: incremento na eficácia de ação da substância; aumento da estabilidade e eficiência de ação do princípio ativo; liberação gradual em doses favoráveis; aumento do tempo de contato com a superfície de ação; proteção do ativo frente à degradação e diminuição de odores, irritações e colorações indesejadas no local de aplicação. Na aplicabilidade em cosméticos, esses produtos são primordiais para atuarem na ação antienvelhecimento, antiacneica, fotoproteção e hidratação. – Produzir insumos nanotecnológicos por meio da técnica de baixo aporte energético. Essa tecnologia não requer equipamentos sofisticados e caros, como comercialmente utilizado, como ultraturrax, ultrassônicos, dentre outros, que necessitam de alta demanda energética para o seu funcionamento. Assim, a Naturaleza diminuirá seus gastos energéticos e não precisará de uma estrutura de equipamentos não convencionais para uma indústria de insumos para indústrias de HPPC, reduzindo, portanto o custo final de produção. – Valorizar a cultura, a flora e a economia regional. Atualmente, as indústrias de insumos nanotecnológicos não utilizam de ativos produzidos e /ou encontrados no Centro-Oeste brasileiro. Isso mostra um grande mercado a ser explorado levando os benefícios da flora do Centro-Oeste aos cosméticos dos nossos clientes. Assim, um grande diferencial é o uso de ativos naturais produzidos no Centro-Oeste brasileiro valorizando, portanto, a cultura, a flora e a economia regional. – Gerar produtos veganos. Com a missão de evitar crueldade animal, a Naturaleza não usa matérias-primas de origem animal, diferindo da maioria das empresas no ramo. Também, avalia a eficácia e segurança de seus produtos por métodos alternativos à experimentação animal, sendo, portanto, produtos livres de crueldade animal (cruelty free). – Ambientalmente sustentáveis. Atualmente, às indústrias de insumos nanotecnológicos requerem o uso de matérias-primas que geram rejeitos ecologicamente impactantes. Diferente disso, a Naturaleza baseia-se o processo de produção na “Química Verde” sendo à base de água usando tensoativos não tóxicos, solventes considerados “verdes”, como por exemplo, o etanol, e ativos naturais oriundos do Centro-Oeste brasileiro, tanto para a obtenção de extratos de ativos naturais bem como a para a preparação das nanoestruturas. Com isso, não se gera resíduos que possam ser prejudiciais aos usuários nem ao meio ambiente, reduzindo, assim, os impactos ambientais obtendo produtos ambientalmente sustentáveis. Resumindo, unir a produção de insumos nanotecnológicos contendo ativos naturais encontrados no Centro-Oeste brasileiro, com as técnicas de baixo aporte de energia e originando produtos veganos e ambientalmente sustentáveis, tornam-se viáveis para os potenciais clientes por gerar um produto de grande apelo comercial com baixo custo agregando valores ao consumidor final.

Referência

BRAFIP 2020 IncoDay – International Cooperation Day. FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, 3Dez2020.

Language - Langue - Sprache - Língua - Idioma